Se uma imagem vale mais que mil palavras …

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21.

Dia intenacional da SiNdrome de down 11ª Meia Maratona Internacional de São Paulo

Saúde, Paz, Amor, dinheiro, Corridas…

Feliz 2017

Feliz 2017 720 Circuito de Corrida de Rua de São Bernardo do Campo - Campeões AcD 2016 92ª São Silvestre 50ª Corrida Sargento Gonzaguinha

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*** Marque o seu tempo e use como referência ***

M5K 2016 80º Jogos Abertos do Interior São Bernardo do Campo é Penta Campeã da 1ª divisão dos Jogos Abertos do Interior 2016

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The Color Run DVD 5ª Disney Magic Run

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Circuito Paulista/Aberto São Paulo de Atletismo FPDC - 2ª etapa

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Circuito de Atividades Físicas para Deficiêntes - 1ª etapa CREEBA 05 junho 2016

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A 1ª etapa do Circuito de Atividades Físicas para Defientes foi um grande sucesso: um dia que ficará marcado pela alegria, amizade e atividades físicas saudáveis. Temos certeza que despertamos em muitos, a vontade de continuidade na pratica de alguma atividade física. E já estamos preparando a 2ª etapa: muito maior, com mais participantes e mais opções de atividades

7ª Volta da União

Lei brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
 
A ONG Força no Pé esta vivendo um crescimento excepcional, acima de todas as expectativas.       Para suprir toda esta demanda de pessoas com condições e objetivos esportivos diferentes, temos no departamento de esportes, o MÓDULO PARTICIPAÇÃO e o MÓDULO COMPETIÇÃO.   Cada um com infraestrutura e metodologia técnica adequados ao perfil de cada grupo.                       Vale ressaltar que estes modulos se limitam às atividades esportivas – os valores e espirito de equipe são soberanos, prevalecem e se sobrepõe às individualidades.

O MÓDULO PARTICIPAÇÃO é o carro chefe, é a base do nosso projeto de inclusão e ascensão social.  Através de atividades que visam a qualidade de vida conseguimos atingir um grande contingente de pessoas que buscam saúde e bem estar através dos esportes.  Portanto, é o meio mais eficaz de interagirmos com o nosso público alvo nos proporcionando maiores possibilidades de atrair, manter e qualificar.
 

O MÓDULO COMPETIÇÃO é voltado para atletas de alto rendimento, que buscam a ascensão em competições paralímpicas oficiais, nacionais e internacionais.    Para isso, é necessário  persistência, dedicação, disciplina e objetividade

 Fale bem …

é nóis na TV …

… e na rádio 

“Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades.”                     

Hallahan & Kauffman(1994) .

Artigo 3º da Resolução ONU 2.542/75 – Declaração dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência

“Às pessoas portadoras de deficiências assiste o direito inerente a todo e qualquer ser humano, de ser respeitado sejam quais forem seus antecedentes, natureza e severidade de sua deficiência.   Elas têm os mesmos direitos que os outros indivíduos da mesma idade, fato que implica desfrutar de vida decente tão normal quanto possível”.

Portaria nº 298/MS de 9 de agosto de 2001 estabelece que: 

   “deficiência permanente é aquela que ocorreu e se estabilizou durante um período de tempo suficiente a não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos.”

Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999

Esse Decreto também define as seguintes categorias:
Deficiência Física: “Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física” Deficiência Auditiva: “Perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando em graus e níveis” Deficiência Visual: “Acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, campo visual inferior a 20, ou ocorrência simultânea de ambas as situações”; Deficiência Mental: “Funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, oriundo do período de desenvolvimento, concomitante com limitações associadas a duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade”; Deficiência Múltipla: é a associação no mesmo indivíduo, de 2 ou mais deficiências primárias(mental/visual /auditiva/física), com comprometimentos que acarretam conseqüências no seu desenvolvimento global e na sua capacidade adaptativa.

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Links uteis …

• Ministério da Previdência Social

Sabia que você pode ter contrato de aprendiz sem prejuízo do seu LOAS?  e que a idade mínima é de 14 anos, porém para pessoas com deficiência não tem limite de idade máxima e o prazo do contrato pode ser de 2 anos ou mais? 

           *  LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social

          *   Lei 8742 de  07/12/1993  Dispõe sobre a organização da Assistência Social 

• MTE – Ministério do Trabalho e Emprego  LEI DE COTAS PcD

           * Instrução Normativa nº 97 de 30/07/2012

Dispõe sobre a fiscalização das condições de trabalho no âmbito dos programas de aprendizagem. 

           * Instrução Normativa nº 98 de 15/08/2012

  Dispõe sobre procedimentos de fiscalização do cumprimento, por parte dos empregadores, das normas destinadas à inclusão no trabalho das pessoas com deficiência e beneficiários da Previdência Social reabilitados.

• IBDD – Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência

           * Inclusão no mercado de trabalho (cadastre seu curriculum)

• IAT – Instituto Aprender e Trabalhar

           * Qualificação e emprego

• TRANSPORTE COLETIVO – Passe Livre

           * Veja como tirar a autorização para viagens interestaduais

           EMTU (grande São Paulo)

           SPTrans (municipio de São Paulo)

• SAÚDESistema Único de Saúde e a pessoa com deficiência

   “A política nacional de saúde pública da pessoa com deficiência coloca como principal objetivo a reabilitação da pessoa com deficiência na sua capacidade funcional  e de desempenho humano, de modo a contribuir para a sua inclusão social, bem como prevenir os agravos que determinem o aparecimento de deficiências”

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De acordo com monitoramento realizado nas Américas, os países garantem os direitos das pessoas com deficiência mas não os fazem cumprir

Quer ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência? Leia o manifesto e se concordar, assine!

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CUMPRA-SE!.                                                    Conheça a Escola de Gente  ==>    

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LIBRAS(Lingua Brasileira de Sinais) - Clique para ver mais

LIBRAS – Lingua Brasileira de Sinais

BRAILLE - Clique para ver mais

BRAILLE – Clique para ver mais

Orientações básicas para o corredor de rua

A corrida de rua ou pedestrianismo é a modalidade esportiva que mais cresce no mundo, é o mais democrático dos esportes já que não requer grandes investimentos em materiais, equipamentos ou infraestrutura – pode ser praticado na rua, nos parques, na praia, no clube, etc.  Por conta disto, aliado aos seus inúmeros benefícios, o número de praticantes aumentam exponencialmente a cada dia.         São inúmeros os exemplos de pessoas que tiveram grandes ganhos em qualidade de vida, as vezes partindo de condições extremamente adversa.      Literalmente, o importante é dar o primeiro passo,  pois com certeza você não vai mais conseguir parar. 

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Comece a correr …   andando

– O primeiro passo é a avaliação médica: através de exames/testes o médico vai avaliar sua condição cardiológica e fisiológica. – Não se esqueça de fazer aquecimento antes e  alongamento após a atividade. – Comece com caminhadas regulares e vá aumentando o ritmo gradativamente a medida que  aumenta seu  condicionamento físico. – Para começar a pratica da corrida o ideal é ter a supervisão de um profissional especializado(educação física),  que vai avaliar sua condição física e/ou psicológica e lhe prescrever a melhor rotina de treinos(carga, frequência, duração, etc).

Calcule seu ritmo:

– Não tenha pressa, respeite seu condicionamento, dê uma passo de cada vez para evitar traumas que podem te desistimular permanentemente.

– Após as atividades físicas intensas ou não (treinamento,corrida,etc), deve-se respeitar um período de descanso adequado para recuperação dos grupos musculares(restauração dos substratos energéticos (glicogênio) , líquidos corporais e recuperação das fibras musculares).  Este descanso é tão importante quanto a própria atividade em si.

– Alimentação é essencial para uma vida saudável – uma alimentação balanceada deve ser composta de 60 a 70% de carboidratos, 25 a 30% de lipídios e de 10 a 15% de proteínas.

– Para corredores, deve-se aumentar o consumo de carboidratos para se evitar o esgotamento gradual das reservas de glicogênio, que podem ser causados por treinos intensivos sem o descanso adequado.

– Logo após o término de sua corrida e/ou treinamento (até 4 horas), é interessante fazer uma dieta rica em carboidratos objetivando auxiliar a síntese de glicogênio dos músculos e do fígado.

A competição faz parte de todos os seres vivos – move o mundo, pois estimula, motiva, força   a evolução.       Estudos científicos apontam que os corredores que participaram de competições de corrida, apresentaram um grau maior de autoestima e maior determinação e sucesso nos seus projetos.                                    

Vida Saudável 

Conhece a Pirâmide alimentar?

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